quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Me faz descer, Senhor!

Esses dias eu passei a refletir sobre uma coisa muito bacana. Não que eu queira falar da minha religião pra vocês, até porque o que eu vim escrever aqui hoje está muito longe disso.

Tenho quase certeza de que a palavra "obediência" nos faz pensar nos nossos pais, em regras da escola, do trabalho. Mas quando associamos essa palavra à Deus, o significado dela passa a ser muito mais amplo, passa a ter a ver com os planos do Todo-poderoso pra as nossas vidas, passa a significar amor, respeito, e ela é um dos preços que precisamos pagar para receber bênçãos incríveis e esperadas.

Ouvi uma música que a maioria das pessoas que eu conheço já ouviu, e gostaria muito que vocês a ouvissem clicando aqui. "Quero descer" fala sobre o orgulho que nós temos em muita situações em que precisamos abrir mão disso ou daquilo pra receber algo, mas ficamos receosos de fazer esse "sacrifício" e não valer a pena. A música fala sobre Naamã, um homem que é citado em II Reis 5, e que pode ser usado como um exemplo maravilhoso pra as nossas vidas, e que, lendo a história dele, podemos ver que quando Deus manda, nós precisamos obedecer, independente da nossa vontade, se não corremos o risco de perder algo muito bom pras nossas vidas.

Naamã era o chefe do exército, era "o cara", mandava e desmandava em muitas coisas, mas apesar desse prestígio e desse respeito que as pessoas tinham para com ele, Naamã sofria de lepra, que era uma espécie de doença de pele, que causava feridas horríveis. E só por isso a gente já pode tirar um bom exemplo pra nós: nem tudo que parece perfeito, é; respeito, admiração por parte das pessoas não nos fazem melhores ou piores, vamos continuar com os nossos problemas, nossas doenças; a verdadeira admiração nos faz mais que vencedores é a que vem de Deus. Além da doença, ele era um homem que perseguia as pessoas que serviam a Deus, e por isso a gente pode pensar no pior pra ele: doente, perseguidor dos fieis, com certeza vai morrer logo. Mas não... Deus tinha um plano na vida de Naamã, e o mesmo iria se cumprir.

Uma menina, que vinha de Israel, conhecedora do poder do Senhor, foi tomada como escrava por Naamã, e ao chegar ela falou desse Deus maravilhoso que podia curar, deixando o seu senhor curioso, porque ele queria ser curado da lepra. Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito, e o rei ordenou: Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele, junto com mais outros presente. Mas o rei de Israel, ao receber a carta, rasgou suas roupas em sinal de medo e disse "Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga!" O profeta Eliseu soube do que havia acontecido, e disse ao rei pra não se preocupar, e mandasse Naamã ir falar com ele. Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu. O mesmo mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença. Mas Naamã ficou muito zangado e disse: “Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao Senhor, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado?”, e foi embora meio bravo. Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: “Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado?” Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.

Naamã poderia ter perdido essa benção, poderia ter deixado o orgulho no lugar, ter desobedecido o que Deus havia mandado ele fazer, e continuaria com a sua doença. Não importa como Deus nos manda fazer algo, não importa o que Ele nos mandar fazer ou quando, nossa obrigação é simplesmente obedecer. Eu sei que não é fácil, sei que abrir mão de algo ou agir de alguma forma que não é do nosso costume não é uma tarefa que pode ser feita a qualquer hora, é complicado mesmo, mas se o Senhor te mandou fazer aquilo, se você sentiu que chegou a hora de tomar uma decisão; sentiu que chegou a hora de mergulhar bem fundo, mesmo sendo em um rio sujo, vá em frente. Se o Todo-poderoso ordenou, Ele vai te dar as armas necessárias pra conseguir vencer.

Somos mais que vencedores. Boa tarde!! :)

Nenhum comentário: