sábado, 20 de agosto de 2011

Romanos 8 - O viver do Espírito

Oi, meus amigos. Graça e paz!
     Vou fazer alguns posts especiais a respeito do capítulo 8 do livro de Romanos. Ao fazer a leitura desse capítulo, fiquei encantada com o amor de Deus por nós e com como somos privilegiados por termos ouvido o chamado do Senhor. É algo que vale mais que a mega sena! :-)
Vamos ler Romanos 8:1-2;5-9...
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (...)
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

     Quando decidimos seguir Jesus e reconhecemos que Ele é o nosso único Salvador, toda a nossa vida é transformada. Somos transformados por causa da certeza de que, a partir desse momento, temos um alvo fiel e verdadeiro nas nossas vidas e deixamos de sermos guiados pelas nossas próprias vontades, e passamos a viver como Cristo espera que vivamos.
    Ao tomar a decisão de amar a Deus e viver como Ele deseja, passamos a ser templo do Espírito Santo, e não vivemos mais como nossa “carne” quer. Mas o que significa viver na carne? Viver de acordo com os desejos da carne significa estar sempre realizando o que nosso corpo precisa, significa não seguir o que Deus quer. Não podemos servir a dois senhores, por isso, ou vivemos como nosso corpo deseja ou como o Senhor deseja.
    Por exemplo, quando bebemos, usamos drogas ou tratamos mal alguém, estamos vivendo como nossa carne quer, estamos fazendo o que nossa “essência pecadora” quer que façamos. Mas quando Cristo vive em nós, nos tornamos nova criatura e nosso viver é modificado.
    Esse trecho do livro de Romanos que lemos, fala sobre o “viver segundo a carne” e o “viver segundo o espírito”. Se somos segundo o Espírito de Deus, precisamos nos inclinar para as coisas do Espírito, que são as coisas agradáveis ao olhos do Senhor. A inclinação da carne é morte, até porque sabemos que “(...) o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23), mas a inclinação do Espírito é vida e paz, é tranquilidade e confiança em Deus, é saber que estamos agradando ao Senhor!
     Apesar das nossas falhas, temos oportunidades de melhorarmos todos os dias. Ser cristão não significa ser perfeito, até porque sabemos que perfeito é só o Senhor Deus. Mas ser cristão precisa significar a vontade de ser cada dia melhor, melhor pra Deus, reconhecendo que a mudança só pode vir de Jesus Cristo, nosso Salvador.

E aí, tá afim de ser melhor? Aceite Jesus!! =)

Nenhum comentário: